A fisioterapia na prevenção e tratamento da Osteoartrose

A 8 de Setembro celebra-se o Dia Mundial da Fisioterapia e queremos assinalá-lo, demonstrando o valor desta profissão na manutenção e/ou melhoria da mobilidade e independência funcional. Em 2022, a World Physiotherapy destaca o papel do fisioterapeuta na prevenção e tratamento da Osteoartrose (AO).

O que é Osteoartrose?

A Osteoartrose é a Doença reumática mais comum em todo o mundo, não afetando apenas os adultos mais velhos. É um problema global em franco crescimento e que pode afetar qualquer parte do corpo, mas particularmente os joelhos, ancas e mãos.

Quem nunca ouviu falar: “Ai, as minhas artroses!..”

O que causa a Osteoartrose?

A Osteoartrose é uma das principais causas de incapacidade, dor, limitação funcional, fraqueza muscular, rigidez articular e afetando grandemente a qualidade de vida das pessoas. Além disso, esta tem um impacto socioeconómico significativo, pois é uma importante causa de absentismo ao trabalho e por acarretar altos custos em tratamentos cirúrgicos, nas formas mais avançadas.

Esta doença resulta da falência de vários processos de reparação face a múltiplas agressões e lesões sofridas pela articulação, ocorrendo quando a cartilagem (tecido firme e lubrificado que permite o movimento suave, sem fricção) que reveste a extremidade dos ossos se desgasta ao longo do tempo, tornando-a irregular e áspera, aumentando a fricção.

Sintomas da Osteoartrose

• Dor com o movimento ou após este terminar
  • Tensão da articulação, muitas vezes por existência de derrame
  • Rigidez articular: mais marcada de manhã, após acordar
  • Perda de flexibilidade e da capacidade de mobilidade
  • Crepitação
  • Crescimento de esporões ósseos (bicos de papagaio) à volta da articulação, que pode ser palpável em zonas de pele mais fina (joelho ou dedos)

Como tratar a Osteoartrose

A atividade física é a estratégias de primeira linha para gestão da OA, pois pode atrasar ou prevenir o declínio funcional e o risco de quedas nos adultos mais velhos, diminuir a dor e até prevenir e adiar a necessidade de prótese articular.

As causas da Osteoartrose não são bem conhecidas, mas aponta-se como fatores de risco a lesão articular prévia, excesso de peso/obesidade, idade, ser mulher, ter história familiar, podendo estes ser parcialmente modificados pela Fisioterapia, promovendo o alívio da dor e incentivando o exercício terapêutico (incluindo fortalecimento muscular, mobilidade articular, padrões normais de movimento…) adaptado às necessidades individuais e ao seu ritmo.

Benefícios da Fisioterapia e atividade física

A prática de atividade física regular é benéfica na OA e o exercício terapêutico é seguro para TODAS as pessoas (independentemente da idade, severidade dos sintomas ou nível de incapacidade), pois aumentará a aptidão física e energia para realizar as suas atividades diárias.

Caso venha a necessitar de prótese articular, beneficiará também do acompanhamento de um fisioterapeuta, antes e após a cirurgia.

Assim, a Fisioterapia pode desmistificar receios e medos, reeducando o movimento e gerando valor na saúde e no bem-estar das pessoas com Osteoartrose, bem como, na população em geral.

Texto: Fisioterapeutas Ana Silva e Catarina Assis