Entenda do que é a Osteoporose e quais são os sintomas
Para percebermos o que é a osteoporose, temos que perceber que os nossos ossos são constituídos por células com a função de reabsorver as áreas envelhecidas (chamadas de osteoclastos) e por outras que têm a capacidade de produzir novo osso (os osteoblastos) – Estão em constante renovação.
Com o tempo, esse processo fica mais lento e as células que formam o novo osso deixam de conseguir repor tudo o que foi retirado, isto é, os ossos passam a ficar mais porosos. Os ossos ficam mais finos, perdendo a conectividade entre as trabéculas devido à maior remoção de ossos face a capacidade de formação.
O que é a Osteoporose?
Segundo o nosso ortopedista Dr. Carlos Sousa,
“A osteoporose é um quadro clínico em que uma redução da densidade dos ossos enfraquece-os, tornando-os suscetíveis a quebra (fraturas). Uma doença que deixa o osso poroso, resultado, na maior parte das vezes do envelhecimento — Fase da vida em que deixamos de produzir certas hormonas capazes de estimular a formação óssea”.
O que precisa saber sobre a Osteoporose:
As causas da Osteoporose estão, por norma, associadas ao envelhecimento, à deficiência de estrogênio, ao baixo nível de vitamina D ou à baixa ingestão de cálcio. Alguns distúrbios podem diminuir os valores dos componentes que mantêm a densidade óssea e a força.
- Osteoporose pode não causar sintomas até que ocorra uma fratura óssea.
- Fraturas podem acontecer com pouca ou nenhuma força e podem ocorrer após uma queda pequena.
- Embora as fraturas sejam normalmente dolorosas, algumas fraturas vertebrais não causam dor, mas podem causar deformidades.
- Os diagnósticos e a avaliação de risco são feitos através do estudo da densidade óssea.
Possíveis consequências da osteoporose
- Fraturas da anca, do pulso e das vértebras
- Diminuição da qualidade de vida
- Dor prolongada
- Dificuldade em manter-se de pé
- Diminuição da estatura e curvatura das costas
- Degradação do estado geral
- Redução da autonomia
Osteoporose e a prática de desporto
O Dr. Carlos Sousa explica ainda que “a osteoporose também acontece em consequência da inatividade — A ausência de movimento e atividade física aumenta o risco de desenvolver a doença”.
A osteoporose pode geralmente ser prevenida e tratada gerenciando os fatores de risco, garantindo a adequada ingestão de cálcio e de vitamina D, bem como através da prática de exercícios de suporte de peso e da ingestão de bifosfonatos ou outros medicamentos.

O exercício será sempre uma vantagem para a saúde óssea, independentemente da idade.
Devem ser combinados exercícios de treino com estímulo cardiovasculares e de força. O treino de força vai ajudar a fortalecer a parte muscular e óssea global, mormente dos braços e tronco. Os exercícios com resposta cardiovascular – como caminhar, correr, subir escadas ou saltar à corda- vão ajudar, principalmente, os ossos das pernas, ancas e coluna.