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Emagrecer de forma saudável

“Emagrecer rápido”, “como perder barriga”, “dieta para perder peso”, quantas vezes já fez alguma destas pesquisas à espera de encontrar a solução perfeita? Já se sabe: Não há milagres. Há, por sua vez, compromisso, treino, mudança de hábitos e, sobretudo, tem de haver força de vontade.

Para emagrecer de forma rápida e saudável, é importante ter hábitos saudáveis, que devem incluir atividade física regular para que acelerem o metabolismo e a queima de gordura, mas também uma alimentação equilibrada.
A alimentação deve incluir um plano alimentar recomendado por um nutricionista, que poderá indicar o que será mais adequado para o seu objetivo de acordo com a sua taxa metabólica do momento, bem como características físicas

Emagrecer rápido é possível?

É, mas, a velocidade com que irá emagrecer pode variar de acordo com o peso que tem a perder.
Por norma, quanto maior for o peso a eliminar, mais se perde em menos tempo, já que o organismo é submetido a um estímulo diferente do que está habituado, por isso que na maioria das vezes nas primeiras semanas de dieta o emagrecimento é maior.
Cuidado: As dietas que prometem resultados rápidos devem ser feitas por um tempo limitado e com supervisão de um nutricionista, especialmente tiver alguma doença como diabetes e hipertensão, pois assim é possível que seja indicado um plano alimentar mais adequado.

Emagrecer: Por onde começar?

Comecemos por falar sobre o IMC (Índice de Massa Corporal): Segundo a OMS devemos classificar de excesso de peso um IMC que esteja entre 25 a 29,9 e de obesidade um IMC a partir de 30. Embora a obesidade e o excesso de peso sejam diferentes, ambos podem estar relacionados a vários fatores, entre eles, o nosso estilo de vida.
Assim sendo, o primeiro passo começa por analisar as escolhas tem feito nos últimos tempos (come bem? está sedentário?) e o que deseja mudar exatamente. Paralelamente, fale com o seu médico para fazer um check up. Perceber como está a sua saúde é muito importante antes de se aventurar a mudanças bruscas de rotina.

A sua mente é o seu maior inimigo no combate aos kilos adicionais. A mudança de “mind set” começa nas pequenas ações:

  1. Se passa muitas horas sentado, opte por caminhar sempre que possível, por exemplo, estacione o carro não à porta do seu local de trabalho, mas numa rua mais distante, force a caminha diária de 15 a 20 minutos. Se está vive num apartamento, vá de escadas, evite o elevador.
  2. Instale apps motivacionais que enviem notificações para “beber mais água”, por exemplo. Os próprios dispositivos móveis já trazem o kit “Saúde” para o ajudar a lembrar das coisas mais simples, como fazer uma pausa de 5 minutos ou levantar-se com mais frequência.
  3. Faça exercícios em casa. Sobretudo nos dias de chuva e frio. Não precisa de um ginásio para mexer-se. Levantar e sentar numa cadeira, subir ou descer escadas ou marchar no mesmo lugar, podem criar a ativação de que precisa para começar a acelerar o metabolismo.
  4. Evite comprar alimentos processados como salsichas, linguiças, batatas fritas ou pizzas. Estes alimentos são inibidores do paladar e dificultam a apreciação dos vegetais e alimentos leves como uma peça de fruta. Limpar o palato ajuda a fazer escolhas alimentares melhores.

Mas lembre-se: só depende de si, contrariar a sua mente vai ser sempre o primeiro passo e a resposta para “como emagrecer rápido” e “como perder barriga”.

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