No combate à sinistralidade no ambiente de trabalho as regras de segurança têm uma importância extrema. Mas afinal, o que são acidentes de trabalho, quais as suas principais causas e que ações deve tomar para os prevenir?
O acidente de trabalho, constitui não raras vezes, um evento traumático, com consequências muito severas não apenas para o trabalhador afetado, mas para todo o agregado familiar.
A sua definição está regulamentada na Lei n.º 98/2009, de 04-09, artigo 8.º: “É acidente de trabalho o sinistro, entendido como acontecimento súbito e imprevisto, sofrido pelo trabalhador que se verifique no local e no tempo de trabalho e produza direta ou indiretamente lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho ou de ganho ou a morte.”
Com a ajuda da ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho, o organismo público que fornece toda a informação nesta área, é possível aumentar a consciencialização e a formação dos trabalhadores no local de trabalho. Obter informação de qualidade é a melhor forma de prevenir acidentes, mas também é necessária a aplicação de todas as medidas de segurança coletiva e individual inerentes à atividade desenvolvida.
Prevenir é melhor do que remediar. Quer na perspetiva do trabalhador quer na do empregador, prevenir ainda é a melhor forma de evitar que os acidentes aconteçam. As ações e medidas destinadas a evitar acidentes de trabalho estão diretamente dependentes do tipo de atividade exercida, do ambiente de trabalho e das tecnologias e técnicas utilizadas.
Acidentes de trabalho: principais causas
Os acidentes de trabalho mais frequentes em Portugal são as quedas e os soterramentos, sendo que as principais causas destes acidentes são não seguir / incumprimento das regras de segurança e não utilizar os dispositivos de segurança ou utilizá-los de forma desadequada.
No entanto, podem também contribuir para o surgimento de acidentes de trabalho a ingestão de bebidas alcoólicas; as hipoglicémias, que podem provocar lipotímias (desmaios) por falta de alimentação (por exemplo, quando os trabalhadores não tomam o pequeno-almoço) e a fadiga, por não se ter dormido o suficiente ou quando se trabalha por turnos, em especial se o trabalho incluir operação com máquinas/equipamentos perigosos.
Acidentes de trabalho: como prevenir
As ações e medidas destinadas a evitar acidentes de trabalho dependem diretamente do tipo de atividade exercida, do ambiente de trabalho e das tecnologias e técnicas utilizadas. Porém, tenha em atenção o seguinte:
• Faça com que o seu local de trabalho seja confortável;
• Tenha muito cuidado e siga todas as regras de segurança na realização de atividades mais perigosas;
• Organize o local de trabalho ou o seu posto de trabalho, não deixe objetos fora dos seus lugares ou mal-arrumados. Se tudo estiver no seu lugar não precisa de improvisar perante imprevistos e isso reduz os acidentes;
• Saiba quais os riscos e cuidados que deve ter na atividade que desenvolve e quais as formas de proteção para reduzir esses riscos;
• Participe sempre nas ações ou cursos de prevenção de acidentes que a empresa lhe proporcionar;
• Aplique as medidas e dispositivos de prevenção de acidentes que lhe são facultados, designadamente o uso de vestuário de proteção adequado, como as proteções auriculares para o ruído, óculos, capacetes e dispositivos anti queda e equipamento de proteção respiratória, entre outras;
• Não receie sugerir à empresa onde trabalha a realização de palestras, seminários e ações de formação sobre prevenção de acidentes.