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Política de Privacidade

A presente Política de Privacidade descreve a forma como utilizamos os dados pessoais que recolhemos e recebemos sobre si, no âmbito da nossa atividade.

A TRUECLINIC, enquanto responsável pelo tratamento ou subcontratante, utiliza os mecanismos técnicos de segurança necessários para garantir a privacidade dos seus clientes e assegurar a mais elevada proteção dos dados pessoais recolhidos. 

A TRUECLINIC considera prioritário o cumprimento de todas as normas legais aplicáveis em matéria de privacidade e proteção de dados, bem como as alterações previstas com a entrada em vigor do Regulamento Geral de Proteção de Dados no dia 25 de maio de 2018. 

No cumprimento da Lei e atendendo às exigências dos seus Clientes, prestadores de serviço e colaboradores e ao valor de uma relação de confiança com o mercado, a TRUECLINIC aprovou uma exigente política de proteção dos dados pessoais.

 

Dados Pessoais

Qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável, direta ou indiretamente, designadamente por referência a um número de identificação ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, económica, cultural ou social.

No âmbito da sua atividade, a TRUECLINIC procede à recolha e tratamento de dados pessoais necessários à prestação de serviços que assegura e à comunicação com os seus clientes.

A Trueclinic como entidade (co-)responsável pela recolha e tratamento dos dados sozinha ou conjuntamente com os seus Clientes institucionais decidirá, em cada momento, todos os aspetos relacionados com a recolha e processamento de dados, tais como, quais os dados recolhidos, quais os melhores mecanismos de recolha e processamento, e a respetiva finalidade.

A recolha de dados pessoais poderá ser efetuada diretamente pela TRUECLINIC ou pelos seus Clientes Institucionais, ou por intermédio de terceiros, desde que devidamente credenciados para o efeito e no âmbito da prestação dos serviços que efetua, de acordo com a Política de Privacidade da TRUECLINIC.

 

Momento da recolha dos dados

A TRUECLINIC e os seus Clientes Institucionais procedem à recolha e tratamento de dados pessoais nos seguintes momentos: receção da participação de sinistro e receção dos boletins clínicos enviados pelos sinistrados, prestadores externos ou elaborados pelos médicos próprios.

 

Finalidades do tratamento

Os dados pessoais recolhidos destinam-se à prestação de serviços por parte da TRUECLINIC, no âmbito da sua atividade como entidade gestora clínica.

Os dados recolhidos visam suportar todo o processo de diagnóstico clínico das pessoas seguras e/ou sinistrados, assistência, controlo e auditoria clínica.

Os dados pessoais serão salvo consentimento expresso, utilizados exclusivamente para este efeito.

O tratamento dos dados pessoais tem por base o disposto no artigo 6.º, nº 1 alínea b) para a generalidade dos dados e os artigos 9.º, n.º 2, als. b) e h) do mencionado Regulamento.

Os dados pessoais recolhidos são tratados informaticamente e armazenados em bases de dados próprias sob os mais exigentes critérios de segurança de informação.

 

Conservação dos dados

O tempo de conservação e armazenamento dos dados poderá variar de acordo com a finalidade para a qual a informação é recolhida e objecto de tratamento.

Os dados serão armazenados apenas pelo período mínimo necessário para as finalidades da recolha e tratamento, findo o qual os dados serão eliminados.

Em certos casos previstos na lei a TRUECLINIC poderá ter de conservar os dados pessoais recolhidos por um determinado período legal.

 

Acesso à Informação

É assegurado ao titular dos dados o direito de acesso, atualização, retificação ou eliminação dos dados pessoais.

O titular dos dados poderá a qualquer momento opor-se ou recusar o tratamento dos dados por parte da TRUECLINIC, garantindo esta, para o efeito, um mecanismo de controlo da informação recolhida.

 

Medidas de Segurança de Informação

A TRUECLINIC implementou rigorosas poticas e regras de segurança interna para proteção da informação e dados pessoais dos seus clientes por parte de todos os que acedam aos dados, bem como a garantia de proteção contra a sua perda, acesso indevido ou tratamento ilícito.

Os colaboradores com acesso a informações pessoais que permitam identificar o titular dos dados estão obrigados ao dever de proteger essas informações, abstendo-se de as utilizar para outros fins que não seja o de prestar os serviços que lhes competem.

Para proteger a vida privada e a segurança do titular dos dados, são tomadas as medidas necessárias para confirmar a sua identidade antes de poder consultar ou requerer a introdução de correções nos seus dados.

  

Comunicação de dados a entidades terceiras

Os dados recolhidos direta ou indiretamente poderão ser partilhados com os responsáveis pelo tratamento dos dados, entidades terceiras e prestadores de serviços.

Poderão ser disponibilizados dados pessoais às autoridades competentes (incluindo autoridades judiciais e fiscais), instituições financeiras ou, se for caso disso, terceiros aquando de reestruturações societárias.

Caso estas entidades devam ter acesso a dados pessoais a TRUECLINIC garante que as mesmas entidades oferecem as mais elevadas garantias de segurança e proteção de dados.

Qualquer entidade subcontratada pela TRUECLINIC para tratamento dos dados em nome e por conta da TRUECLINIC constitui-se na obrigação de adotar as medidas técnicas organizativas necessárias à proteção de dados nos termos estabelecidos contratualmente com TRUECLINIC.

 

Alterações 

A TRUECLINIC assegura que a informação objeto de tratamento é correcta e actual, bem como garante a adoção das medidas adequadas para que os titulares dos dados possam exercer os seus direitos conforme previsto na Lei.

A TRUECLINIC reserva-se no direito de a qualquer momento proceder a alterações na presente política de privacidade disponível em www.trueclinic.pt.

 

Cooperação 

A TRUECLINIC assume o compromisso de total cooperação com as entidades de controlo dos diferentes Estados Membro e contribuir para uma cultura de respeito pela privacidade e segurança dos dados.

 

Direitos dos titulares dos dados e modo de exercício

Nos termos do Regulamento (UE) 2016/679, de 27 de abril, é reconhecido o direito de acesso aos titulares dos dados, de retificar e/ou bloquear caso estejam incompletos ou inexatos, bem como de solicitar a limitação do seu tratamento, bem como, se verificados os respetivos pressupostos, o direito à portabilidade dos dados.

O titular dos dados poderá exercer os seus direitos contatando o responsável pelo tratamento dos dados ou, em caso de conflito com o responsável pela proteção de dados utilizando os dados de contato indicados abaixo e, se necessário a Autoridade Nacional para a Proteção de Dados.

O cliente, titular dos dados pode, também, pedir que esses dados pessoais sejam completamente esquecidos, salvo no decurso do prazo legal de conservação e não exista nenhum litígio por resolver, direta ou indiretamente relacionado com o contrato ou contratos a que respeitam os dados. O esquecimento implica que também deixará de beneficiar de todos os serviços e direitos de acesso que possam estar associados a esses dados.

  

Contactos

Se necessita de ajuda relativamente à nossa Politica de Privacidade ou tem dúvidas sobre a mesma, se estiver insatisfeito com algum aspeto relativo à forma como recolhemos, partilhamos ou utilizamos os seus dados pessoais, gostaríamos que falasse connosco. Pode contactar-nos através do email privacidade_dados@trueclinic.pt.